O urbanismo é designado à prática relativa ao planeamento físico e estratégico, ao ordenamento do território O urbanismo visa assegurar uma adequada organização e utilização do território, na perspetiva da sua valorização tendo como finalidade o desenvolvimento económico, social e cultural integrado, harmonioso e sustentável de qualquer território.
Quando um projeto assume pela sua escala uma dimensão urbana com impacto no espaço público nós arquitetos consideramos que estamos perante um trabalho de urbanismo ou planeamento. Neste âmbito tudo o que se projeta tem que ser suficientemente flexível. Isto é, deve acomodar diferentes cenários futuros e incorporar a diversidade da vida urbana e distintos intervenientes.
Este é o caso dos loteamentos onde distintos proprietários deverão construir de modo diferente, mas salvaguardando a homogeneidade do conjunto urbano.
Para efetuar a divisão em parcelas de um terreno é necessária a apresentação de um projeto de loteamento na câmara municipal. Este projeto terá, pois, de estar de acordo com os termos legais aplicáveis. Ao mesmo tempo, deverá incluir áreas a ceder ao domínio público, zonas ocupadas por espaços verdes, infraestruturas a posicionar e respetivas características. Todavia, deverá mencionar equipamentos públicos caso existam e novas vias de comunicação caso necessário.
O projeto deverá também incluir um regulamento que descreve a forma de ocupação dos lotes, técnicas de construção e materiais a aplicar de modo a salvaguardar a qualidade urbana.
Operação de Loteamento
Masterplan;
Projecto de Licenciamento;
Projecto de Alteração de Loteamento.
Este é talvez o serviço de arquitetura que mais desenvolvemos dado o seu carácter estruturante e vinculador relativamente a todas as outras especialidades. Isto é, o projeto de arquitetura é o elemento que coordena todos os outros entregues na Câmara municipal.
Fases de Projecto
Programa Preliminar;
Estudo Prévio;
Anteprojecto;
Projecto Base ou Projecto de Licenciamento;
Projecto de Execução.
Tipo de Usos
Moradias isoladas, geminadas ou em banda;
Prédios em andares e condomínios;
Edifiícios de habitação colectiva;
Edifícios de escritórios e comerciais;
Lojas e exposições;
Espaços de restauração;
Empreendimentos turísticos e hotelaria;
Pavilhões de eventos, industriais ou armazéns;
Recuperação e restauro de edificações antigas.
O serviço de design de interiores possui uma componente extremamente cenográfica na medida em que procura sobretudo criar ambientes através da decoração de espaços interiores. Trata se no fundo de projetar os espaços interiores de modo a resolver as questões funcionais em perfeita harmonia com os aspetos de natureza estética.
Tem como base de trabalho o desenho, conjugação e escolha de móveis, objetos, equipamentos, cortinas, tapetes, acessórios, conciliando os continuamente. Trata se de planear as cores, os materiais, os acabamentos, as texturas, a iluminação criando ambientes com características únicas.
A modelação e criação de imagens 3D é um serviço essencial no desenvolvimento de um projecto, ajudando não só na visualização dos espaços como também ajuda na escolha dos materiais de revestimento. Uma imagem 3D permite antever com realismo o que poderá ser o resultado final, seja exteriores como interiores.
Realizamos imagens de ambientes, conforme a sua orientação, tentando ir ao encontro do equilibrio e da harmonia do espaço.
A Arquitetura Paisagista é a disciplina que cria e molda espaços verdes onde o Homem se integra harmoniosamente. As aplicações práticas deste projecto consistem fundamentalmente em Planos de Ordenamento e Gestão da Paisagem, no Desenho do Espaço Aberto como é o caso dos jardins, parques e outros espaços públicos ou privados.
A arquitetura paisagista está presente em todos os projetos de arranjos exteriores. Trata se no fundo de selecionar corretamente as espécies de acordo com a sua fisiologia de modo assegurar a sustentabilidade dos espaços verdes. É no fundo o ato de assegurar uma compatibilidade entre os ecossistemas existentes e as necessidades funcionais e estéticas que pretendemos para estes mesmos espaços. Por fim, o ajustamento do espaço projetado ao território natural envolvente e das espécies endógenas faz também parte dos objetivos abrangentes da arquitetura paisagista.
Os projetos de especialidades são um processo fundamental para o desenvolvimento de um bom projeto. Neste particular, a compatibilização dos diferentes temas assume um papel fundamental. Como tal é fundamental evitar que um projeto reduza o desempenho de outro através de alguma característica. É também importante ajustar as características de cada especialidade de modo a reduzir os custos nas outras.
Projectos de Engenharia de Obras de Edificação
Projecto de Estruturas | Betão, Metálicas e Mistas;
Instalações elétricas;
Redes de instalação de gás natural;
Redes hidráulicas | águas, saneamento e pluviais;
Telecomunicações | ITED;
Térmica;
Acústica;
Segurança contra incêndios em edifícios;
Projectos de Engenharia de Obras de Urbanização
Rede viária;
Infraestruturas elétricas:
Infraestruturas de redes de gás natural;
Infraestruturas hidráulicas;
Telecomunicações | ITUR.
A última etapa no desenvolvimento do projeto é a Assistência Técnica à Obra, durante a qual estámos disponíveis para o esclarecimento de dúvidas que possam surgir durante o período de construção da obra. Serão realizadas visitas à obra caso o desenvolvimento desta o justifique.
Assistência Técnica;
Acompanhamento de Obra.
O levantamento topográfico é o ato de localizar e mapear todas as características da superfície de um terreno. Especificamente, o levantamento mede e mostra a forma, configuração, alívio e outras características tridimensaionais aplicáveis do solo para criar contornos.
Os levantamentos topográficos também podem incluir objetos naturais, como árvores, grandes rochas, bem como características artificiais, como edifícios, muros de contenção, ruas, calçadas, paisagismo e polos de serviço. O mapa gerado pelo levantamento ainda pode incluir informações corretas de linha de limite que muitas vezes são necessárias.
Levantamento Topográfico;
Levantamento Arquitectónico;
Etc.
A avaliação imobiliária é um parecer onde se determina o valor do imóvel conforme as leis de mercado. A avaliação é destinada a todos aqueles que estão realizando um negócio, comprando ou vendendo e até simplesmente necessitem de um parecer confiável do valor do imóvel para diversos fins.
Habitações Unifamiliares ou Colectivas;
Armazéns ou Indústrias;
Fracções;
Terrenos;
Etc.
O relatório técnico é a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se descreve a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, fotografias, entre outros.
Análises e relatórios de patologias construtivas;
Etc.
O Certificado Energético é emitido no âmbito do Sistema de Certificação Energética de Edifícios (SCE) da Agência para a Energia (ADENE). Este documento contém informações sobre as características de consumo energético de um imóvel. Além de apontar os consumos relativos à climatização ambiente e das águas sanitárias, aponta melhorias para se reduzir o consumo energético do imóvel em questão.
Habitação Unifamiliar;
Fracções;
Etc.
A avaliação acústica permite verificar a conformidade de situações específicas de ruído com os limites fixados.
Na área da Acústica de Edifícios, é possível analisar, através de indicadores de ruído, o nível de conforto acústico e a sua conformidade com os limites fixados do espaço visando sempre a melhoria da qualidade habitacional dos edifícios.
Na área de Ruído Ambiente é possível analisar fontes de ruído permanentes, temporárias (obras), equipamentos, infraestruturas que produzam ruído nocivo ou incomodativo para quem habite ou permaneça em locais onde se faça sentir o seu efeito.
Copyright 2024 . arch|in sudio . All rights reseved